sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

The Legend of Zelda NES



O Nintendinho ou NES foi concerteza a plataforma que deu origem à algumas das maiores e mais aclamadas series de games dentre elas Mario Bros, Mega Man, Metroid, Battletoads, Street Figther's, Metal Gear, Contra. São tantas que não conssigo me recordar, mais estas ae servem para ilustrar a importancia do console, Mais alem destas existe uma que concerteza esta sempre em primeiro lugar tanto pela critica especializada quanto pelos fãs, estou falando da serie de jogos que pra mim concerteza é a melhor de todas: The Legend of Zelda!

A lenda começa!
 
 O jogo foi lançado em 1986 no Japão e um depois nos Estados Unidos, mostrava uma ideia bem simples, mais no entanto envolvente ao extremos, o exercito do liderado pelo mago Ganon invade a pacifica Hyrule roubando a triforce do Poder. Temerosa pelo destino de seu povo a priceza Zelda Fragmenta a Triforce da Sabedoria em 8 pedaços os espalhando por todo reino, na tentiva do mago não possuila. Zelda então ordenou à sua confiável ama-seca, Impa, que fugisse do castelo e procurasse um guerreiro corajoso para enfrentar o mal. Ganon, furioso pela fuga de Impa, prendeu a princesa e ordenou uma horda de capangas para caçar a velha.
  
Correndo desesperadamente, Impa fugiu temendo pela sua vida. No momento em que ela enfraqueceu viu-se cercada pelos lacaios de Ganon. Ela tinha certeza que tudo estava perdido, mas um jovem garoto apareceu e venceu os malvados bandidos, salvando-a de um destino maldito. O garoto se apresentou, seu nome era Link e que ele acabou encontrando Impa e os seus algois Correndo desesperadamente pelas florestas e montanhas, Agradecida pela ajuda, Impa contou ao jovem Link a história da Princesa Zelda e a terrível dominação do reino por Ganon. Após ouvir essa história trágica, Link promete salvar Zelda, mas ele sabia que enquanto Ganon tivesse a Triforce do Poder, ele seria alguém a ser temido e que não seria facilmente derrotado. Para poder derrota-lo, Link deveria encontrar os fragmentos espalhados da Triforce e uní-los novamente na Triforce da Sabedoria.

Bem este é um enrredo bem simples, mais muito envolvente. O jogador passa por diversos senarios, como florestas, lagos, montanhas, cavernas, além das famosas dungeons, lar dos grandes monstros que guardavam os fragmentos da Triforce, derrotando hordas de inimigos sanguinarios, até ficar frente à frente com temido Ganon. (Inimigo intimo dos nitendistas)


NOVIDADES:
The Legend of Zelda (TLoZ) marcou época nos games, por vários motivos. O primeiro deles é visto logo que se liga a maquina e o jogo tem início: so no fato de você poder gravar o jogo, e ser salvo na memoria do cartucho, ja é algo formidavel, mais você jogador novato ou não tão novato deve esta achando isso besteira salvar um jogo, pior que hoje é besteira mesmo, coisa comun, mais naquela epoca isso não existia, para se continuar um jogo de onde se parou, era preciso anotar varios "passworlds" grande sequencias de numero, letras, imagens e etc... Como a Nintendo sempre teve o pensamento superior, resolveu que neste game o sistema de passworlds ja não seria, mais proveitoso, então assim criando este sistema inovador que até hoje é usado como padrão (save com bateria).
Além de tudo isso, o jogo ainda inovava no seu gameplay. E talvez, desde o primeiro game da série, paire no ar a eterna dúvida: Zelda é mesmo um RPG? Ou é um Action? Ou então, um RPG-Action? Independente da resposta, tudo o que se conhece como Zelda, claro, teve início com o primeiro game da série. Diferente dos RPG’s da época, TLoZ não possuía batalhas em turno, ou pontos de experiência, nada disso. Link, munido primeiramente de uma espada e um escudo, podia derrotar seus inimigos em tempo real, enquanto caminhava pelos campos de Hyrule. Isso adicionou mais agilidade às batalhas, o que agradou em cheio os jogadores


INFORMATIVO:
Muitos acham que Zelda começou no N64 e até chamam o Ocarina Of Time de Zelda 1. Isso é um engano pois o Ocarina é o quinto jogo de toda a série. The Legend of Zelda de NES é conhecido como z1 ou LoZ (abreviação) sendo o "verdadeiro" Zelda 1 e foi um dos jogos que marcaram época na era 8bits. Apesar de gráficos simples em relação a outros jogos da época LoZ atraia a sua atenção por vários motivos.

Lançado primeiramente para o Famicom Disc System (um upgrade do NES) no Japão com o nome Zelda no Densetsu em 21 de fevereiro de 1986 e posteriormente lançado no mercado americano na forma de um cartucho para Nes, Zelda foi o primeiro jogo da história a possuir uma bateria interna para saves. Por conta disso, foi um jogo revolucionário na época, já que permitia a continuação de um jogo anterior a qualquer hora em um vasto mundo (para a época) cheio de mistérios, cavernas e itens. Além de que, na época, a maioria dos jogos eram de ação ou de tiro e Zelda foi o primeiro jogo de RPG a sair do Japão.
 
O jogo foi lançado em um cartucho dourado, algo totalmente novo na época, já que todos os cartuchos eram cinzas. Dessa forma, aqueles que iam a loja comprá-lo viam de longe a caixa com um pedaço de fora para que o cartucho brilha-se e chama-se a atenção. Depois, em 1990, foi relançado em um cartucho cinza. Hoje em dia, é muito mais fácil encontrar fitas douradas do que cinzas, pois as pessoas não davam muito valor às fitas cinzas, perdendo-as enquanto que as fitas douradas eram guardadas no baú a sete chaves.

Além da fita, Zelda vinha com um pequeno "guia de ajuda", uma novidade na época. Ele era um mini-poster que incluía um mapa parcial do mundo principal, algumas dicas, descrição de monstros e o mapa dos seis primeiros dungeons (levels) que as pessoas usavam como posters e pregavam na parede para se localizar quando se perdiam. Sem contar que, na época, a Nintendo proibiu que as revistas publicassem dicas e detonados por um determinado tempo, tornando o jogo único e extremamente difícil. (hoje em dia a galera ia ficar P da vida, todo mundo acostumado com detonados, coisa que nois tambem publicamos) rsr

Por tudo isso e mais o seu sistema de jogo inovador, que prendia a sua atenção até descobrir todos os segredos do jogo, Zelda tornou-se o primeiro jogo da Nintendo a vender mais de um milhão de cópias nos Estados Unidos. É uma pena que hoje em dia as pessoas olhem o jogo como uma velharia e não como um clássico que marcou uma época e uma geração. Isso, infelizmente, não só acontece com Zelda mas, com todos os clássicos de uma geração passada... não só do console Nintendo, mas como o da Sega, Atari, etc.
Mai aqui nois do Nostalgicogames estamos ajudando a preservar a memoria destes classicos que tanto nos ajudou em varios momentos.
Felizmente, a Nintendo em 2004 relançou esse jogo para Game Boy Advance. Essa versão não só permitia aos mais novos conhecerem esse jogo, como também corrigiu vários erros de tradução no jogo e no manual, tornando-se a versão definitiva e oficial para aqueles que querem conhecer toda a série. Ainda, foi lançado também para o Game Cube no Zelda Collectors Edition.


DICAS BASICAS:
Apesar de ter sido lançado há muito tempo e de parecer um jogo simples comparado aos padrões de hoje, este Zelda é muito grandioso e, provavelmente, o mais difícil de todos. Sempre ande com alguma Água da Vida e ataque inimigos com cautela. Conhecer o inimigo e a sua forma de ataque é crucial para sua vitória.


Exemplo de paredes destrutívei no mapa principal
Exemplo de paredes
destrutívei no mapa principal
No mapa principal, cada tela só pode ter, no máximo, uma caverna ou escadaria. Ou seja, se já tem uma caverna na tela que você está, não há mais nenhum segredo ali. O mesmo vale para escadarias embaixo de árvores ou pedras. Então, não perca tempo se você já tiver encontrado o segredo daquela tela ou se já tem uma caverna do próprio jogo e siga em frente.


Ainda no mapa principal, diferentemente dos Zelda mais novos, as paredes que você pode destruir com bombas não estão rachadas. Ou seja, você deve colocar uma bomba em cada tile (pequenos pedaços que compõem o mapa) e esperar que exploda para ver se ali era ou não uma passagem secreta. Se não for, testar a do lado. Sim, é trabalhoso testar cada parede do jogo, mas não há maneira melhor para se fazer isso. Felizmente, somente as paredes superiores devem ser testadas no mapa principal.


Existem árvores que podem ser queimadas com sua Vela. Elas escondem passagens secretas, lojas, etc. Apesar de você pegar a Vela Azul relativamente cedo no jogo ao comprar em lojas, é melhor usar a Vela Vermelha, pois você pode soltar a chama quantas vezes você quiser na mesma tela (com a Azul, você tem que soltar a chama, sair da tela e voltar para poder soltar outra). Lembre-se que você não precisa procurar por essas passagens se já houver uma caverna na tela atual e vice-versa


Exemplo de paredes destrutíveis em calabouços
Exemplo de paredes
destrutíveis em calabouços
Dentro dos calabouços, qualquer parede (seja ela superior, inferior ou lateral) pode ser destruída com bombas. Para nossa sorte, somente o meio delas precisa ser testado com bombas e, diferentemente do mapa principal, pode haver várias passagens secretas em uma mesma sala. Ainda, na segunda aventura, há paredes falsas, onde basta você pressionar Link contra ela para que ele atravesse, sem precisar de bombas.

A flauta, além de permitir que você revisite calabouços já enfrentados, revela segredos no mapa principal, principalmente na segunda aventura. Dessa forma, assim que a obtiver na segunda aventura, toque em cada tela que você visitar.


Ande sempre com um mapa desenhado no caderno ou imprima um mapa simples sem segredos (como esse mapa) para fazer anotações sobre segredos descobertos, conteúdo das cavernas do mapa ou descobertas, entre outras coisas. Anote tudo, como se você já testou todas as paredes, todas as árvores, se já tocou a flauta, etc. Isso ajuda bastante se você quiser o jogo 100%. Ainda, se não quiser esse trabalho, sempre pode-se visitar a seção de mapas do site para mapas completos com todos os segredos.

Leia o manual! Ele contém muitas dicas básicas para a sua sobrevivência. Caso não saiba inglês, leia as várias seções do site para ter uma boa idéia de todo o jogo e de como melhor tirar proveito.

Finalmente, divirta-se tentando descobrir todos os segredos desse esplêndido jogo. Tente não usar detonados, a diversão é bater cabeça mesmo, se perder e tudo mais e sua diversão está garantida.
INIMIGOS:

Tektites


TektitesTektitesTektites
Descrição do manual: Estas criaturas semelhantes a aranhas pulam livremente por aí, mas não são muito fortes. No entanto, Tektites Vermelhos movem-se muito mais rápido, fazendo deles inimigos muito mais perigosos.
Nossa Descrição: Os Tektites são os inimigos mais comuns e fáceis de se matar. Eles não possuem projéteis mas podem ficar em áreas inacessíveis para Link e, ao que parece, são os inimigos que deixam mais Rupees. Então, nunca deixe de enfretá-los para dinheiro e cuidado quando houver muitos.

Octoroks


OctoroksOctoroksOctoroks
Descrição do manual: Octoroks Vermelhos e Azuis são parentes terrestres dos polvos. Cuidado com os Octoroks Azuis, eles cuspirão pedras em você.
Nossa Descrição: Octoroks são considerados os inimigos "genéricos" do jogo. Estão por toda parte e, assim como os Tektites, são facilmente destruídos. Eles soltam "pedras" (você saberá que irão pois eles dão uma paradinha para isso) que podem ser bloqueadas pelo escudo de Link. A única diferença entre o azul e vermelho é a quantidade de ataques para matá-los, já que os azuis precisam de 2 e os vermelhos, 1.

Leevers


LeeversLeeversLeevers
Descrição do manual: Leevers são bestas que vivem no chão, esperando para emboscar qualquer coisa que tropece neles. Leevers Azuis são mais difíceis de derrotar do que os Leevers Vermelhos.
Nossa Descrição: Habitantes de áreas desérticas e perto d'água (como praias e rios), os Leevers podem cavar para se deslocar de um lugar ao outro pelo mapa sem serem vistos. Por isso, tome cuidado com esse "fator surpresa". Os vermelhos são extremamente fáceis de se matar, ao contrário de seus irmãos azuis...

Peahats


PeahatsPeahats
Descrição do manual: Estas criaturas nervosas voam e batem em sua cabeça por cima. Elas só podem ser derrotadas quando estão paradas.
Nossa Descrição: Inimigos chatos de se matar que não valem nem a pena o esforço. Podendo apenas ser atacado por terra, os Peahats voam rápido por toda tela parando por poucos segundos no chão. A melhor estratégia é evitá-los e cuidar de outros problemas.

Moblins


MoblinsMoblins
Descrição do manual: Estes goblins feios e com rostos de cães vivem na floresta. Mais forte que Octoroks, sua arma é a lança de arremesso.
Nossa Descrição: Seu fraco poder de ataque e defesa só se salvam pela sua mira com a lança, que é sempre lançada na direção de Link. Fique sempre se mexendo e só ataque se tiver certeza que ele não irá atacá-lo naquele momento. Ambos os escudos de Link defendem esse tipo de projétil.

Armoses


ArmosesArmoses
Descrição do manual: Transformados em estátuas de pedra por uma mágica poderosa, Armoses já foram fortes guerreiros. Se você tocá-los, estes inimigos formidáveis voltarão à vida.
Nossa Descrição: Apesar de esconderem bastantes segredos sob eles, você nunca precisa enfrentá-los. Toque-os apenas por detrás pois, pelos outros lados você acabará recebendo danos. Ao serem tocados, eles podem tanto se mover rápido como devagar e, em qualquer um dos casos, corra um pouco e depois vire para atacá-los. Nunca acorde mais de um por vez para evitar maiores problemas.

Ghinis


GhinisGhinis
Descrição do manual: Cemitérios são assombrados por estes fantasmas agitados. Ghinis aparecem em duas variedades - aqueles que o aterrorizam quando você entra no cemitério e aqueles que aparecem quando você toca em uma lápide.
Nossa Descrição: Inimigos exclusivos do cemitério. Sempre haverá um na tela quando você entrar e ele será o principal. Tocando nas lápides, outros Ghinis aparecerão (1 por cada lápide) mas não poderão ser atacados, sendo que só desaparecerão após a morte do Ghini principal. Toque nas lápides como você tocaria em um Armos para evitar perda de energia. Duros na queda, precisando de 9 ataques no mínimo para morrerem, quase sempre deixam itens interessantes... incluindo os Ghinis que aparecem das lápides. Por isso, faça vários Ghinis aparecerem depois de enfraquecer o principal para ganhar vários itens.

Lynels


LynelsLynelsLynels
Descrição do manual: Estes guerreiros assustadores guardam a Montanha da Morte. Seus ataques com suas espadas letais não podem ser bloqueados com um Escudo de Madeira.
Nossa Descrição: Meio centauro, meio homem, os Lynels são inimigos extremamente fortes do começo até a metade do jogo. Como Link, podem soltar Beam Attacks que só pode ser defendido pelo Magical Shield (Escudo Mágico). É bom evitá-los no começo e só começar a atacá-los depois de pegar o Blue Ring (Anel Azul) e a última espada e, mesmo assim, bem de longe com o seu Beam Attack.

Zoras


ZorasZoras
Descrição do manual: Zoras escondem-se sob a superfície da água. Seus ataques não podem ser bloqueados por um Escudo de Madeira.
Nossa Descrição: Inimigos exclusivos da água, só podem ser atacados pela White Sword (Espada Branca), Magical Sword (Espada Mágica) e o Arco e Flecha. Com as espadas, use o Beam Attack para matá-los de longe. Compre o Escudo Mágico para se defender da bolas que o Zora lança.

Rocks


RocksRocks
Descrição do manual: Não se preocupe em tentar atacar os pedregulhos enormes que desmoronam do cume da Montanha da Morte, Elas são indestrutíveis. Sua melhor defesa é evitá-los.
Nossa Descrição: As pedras não são exatamente inimigos. Não podendo ser destruído por nada, a pedra deve ser evitada a qualquer custo. Pena que não é tão fácil de "advinhar" por qual caminho ela seguirá.

Zols & Gels


Zols & GelsZols & GelsZols & Gels
Descrição do manual: Se você fatiar um Zol com sua espada, ele irá se dividir em dois Gels. Gels têm apenas metade do poder de ataque de seus semelhantes maiores.
Nossa Descrição: Ambos são fáceis de se matar e de pouco poder de ataque. Mate o Zol com a White Sword (Espada Branca) para evitar que se divida em dois Gels.

Ropes


RopesRopes
Descrição do manual: Esta cobra venenosa residente de calabouços não morde muito, mas ela pode deslizar e atacar rapidamente.
Nossa Descrição: Criaturas fracas e de quase nenhuma força possuindo como única vantagem a sua velocidade. Sempre patrulhando as salas dos calabouços, atacam em grupo. Geralmente, são bons inimigos para se obter itens.

Vires & Keeses


Vires & KeesesVires & KeesesVires & KeesesVires & Keeses
Descrição do manual: Se você atacar um Vire com uma espada, ele se transformará em vários Keeses. Um Keese representa apenas metade do perigo de um Vire.
Nossa Descrição: Inimigos comuns de todos os jogos de Zeldas. Podem se tornar chatos se houver um pouco de descuido, pois Vires são um pouco forte. Já os Kesses são mais fracos e, ao mesmo tempo, mais rápidos que os seus progenitores.

Stalfos


StalfosStalfos
Descrição do manual: Estes soldados esqueletos virão até você com uma espada de duas mãos. Eles podem parecer ameaçadores, mas podem ser derrotados facilmente.
Nossa Descrição: Tão comuns quanto o Keese, os Stalfos são inimigos fracos que às vezes carregam chaves. Já na segunda quest, os Stalfos podem soltar Beam Attacks como o de Link, podendo se tornar uma grande ameaça.

Wallmaster

WallmasterWallmaster
Descrição do manual: Uma mão que sai das paredes dos labirintos. Se ela arranhar Link, ela o leva de volta à entrada do labirinto.
Nossa Descrição: Inimigos que podem se tornar um pé no saco às vezes. Costumam guardar as salas antes dos Chefe e é bom manter distância. Use Beam Attacks contra eles de uma distância segura. Também se assegure que as portas de uma sala se abram após matar todos os Wallmasters.

Goriyas


GoriyasGoriyasGoriyas
Descrição do manual: Estes pequenos bandidos atiradores de bumerangue são especialistas em ataques a longa-distância. Goriyas Azuis são ainda mais ameaçadores que Goriyas Vermelhos.
Nossa Descrição: Possuindo apenas o Boomerang como ataque, os Goriyas são inimigos extremamente fortes. Mantenha-se longe numa sala repleta deles e use seu Boomerang ou Arco e Flecha para facilitar na destruição do inimigo

Wizzrobes


WizzrobesWizzrobesWizzrobes
Descrição do manual: Estes mestres das artes negras podem desaparecer e reaparecer no outro lado da sala num piscar de olhos. Para piorar as coisas, eles soltam magias potentes que não podem ser bloqueadas com um Escudo de Madeira.
Nossa Descrição: Junto com os Darknuts, os Wizzrobes são os inimigos mais chatos de todo o jogo. Os vermelhos podem lançar uma onda de magia, desaparecer e repetir o mesmo ataque, causando sérios danos. Ataque-os quando eles aparecerem. Os Wizzrobes azuis são muito mais perigosos, sendo que eles não desaparecem. Eles correm atrás de você e, quando estão cara a cara, lançam magia atrás de magia até que você saia do caminho ou morra. Mantenha o sangue frio, defenda-se com o Magic Shield (Escudo Mágico) e desvie na hora certa para atacá-los depois.

Darknuts


DarknutsDarknuts
Descrição do manual: Estes cavaleiros com fortes armaduras usam seus escudos enormes para desviar seus ataques.
Nossa Descrição: Apesar de serem relativamente fáceis de se matar, eles tem um defesa muito boa. Usando seu escudo, eles conseguem se defender dos seus ataques e levam muito ataques antes de morrer. Ataque por trás ou pelos lados, sempre com calma e atenção pois eles de uma hora para outra podem vir na sua direção e bloquear seu ataque com o escudo. Também fique longe dos grupos de Darknuts e tenha um cuidado especial com os Azuis, pois eles são extremamente mortais.

Pols Voices


Pols VoicesPols Voices
Descrição do manual: Estes monstros de orelhas grandes podem parecer engraçadinhos, mas eles são maus!
Nossa Descrição: Não se engane pela carinha de coelho desses inimigos. São inimigos que ficam pulando por toda sala com um grande poder de ataque e uma boa velocidade. A melhor arma contra eles é o Arco e Flecha (principalmente quando eles estão em fileira). Use também o Whistle (Apito) ou A White Sword (Espada Branca) contra os Pols Voice. A espada demorará um pouco mais para matá-los.

Lanmolas


LanmolasLanmolasLanmolas
Descrição do manual: Cuidado com esta centopéia veloz. Não se preocupe em tentar atacar sua cabeça - ela é impenetrável.
Nossa Descrição: Simples de se matar, ataque as Lanmolas no corpo para destruir cada segmento até a total aniquilação. Só tome cuidado com a direção que ela pode tomar quando for atacá-la.

Like Likes


Like LikesLike Likes
Descrição do manual: Cuidado com estas monstruosidades em forma de tubo. Eles se deliciam devorando escudos.
Nossa Descrição: O péssimo hábito desses inimigos de comerem Escudos Mágicos é bastante chato. Se eles comerem seu escudo, é bom que você volte e compre outro ou apenas resete o jogo e vá dormir de frustração. Mate-os de uma distância segura com o Beam Attack e/ou Arco e Flecha, sendo que só tente um combate direto se não houver outros inimigos na sala que possam jogá-lo direto para a boca desses pestes.

Gibdos


GibdosGibdos
Descrição do manual: Corra em círculos ao redor destas múmias lentas sobrenaturais.
Nossa Descrição: Não possuem nenhum ataque em especial, causando apenas bastante dano se forem tocados. Use o Boomerang, dê dois ataques, use o Boomerang de novo, dois ataques... repita o processo até que morram sem lhe causar dores de cabeças

Moldorms


MoldormsMoldormsMoldorms
Descrição do manual: Desenvolvendo-se em ambientes de calabouços, estes vermes ficam menores cada vez que você bate neles.
Nossa Descrição: Versão mais fraca da Lanmola. Apenas ataque as partes do corpo que você se dará bem e sobreviverá.

Patras


PatrasPatras
Descrição do manual: Patras freqüentemente formam grupos e atacam em bando, juntando forças contra você para causar sérios danos.
Nossa Descrição: Um grande olho cercado de pequenos olhinhos. Os patras são inimigos relativamente fáceis mas com um poder de ataque muito bom. Você precisará atacar cada olho antes (que leva dois ataques da Espada Branca para morrer) antes de pensar em atacar o olho principal. Só ser cauteloso e sorte de ter o Beam Attack na hora do confronto.

Bubble


BubbleBubbleBubble
Descrição do manual: Esta caveira sobrenatural possui o seu corpo, impossibilitando-o de desembainhar sua espada.
Nossa Descrição: Inimigos chatos que farão você quebrar o controle de raiva. São divididos em três tipos, dos quais os dois últimos só são encontrados na Quest 2. O primeiro é encontrado tanto na Quest 1 como na 2 e é o que fica piscando. Ao tocá-lo, você ficará um tempinho sem poder usar sua espada. A segunda forma é a Vermelha só encontrada na Quest 2 junto com a outra forma. A forma vermelha irá bloquear sua capacidade de usar sua espada pelo RESTO do jogo... a não ser que você toque na outra forma, que é a Azul, cuja função é anular o efeito da forma vermelha. Então, sempre haverá vários Bubbles vermelhos e apenas UM azul na sala. Como dito, são um pé no saco tendo como a única vantagem (?) não tirar energia de Link

Armadilhas e Estátuas de Pedra

Armadilhas e Estátuas de PedraArmadilhas e Estátuas de PedraArmadilhas e Estátuas de PedraArmadilhas e Estátuas de Pedra
Descrição do manual: Os calabouços estão cheios de perigosas armadilhas e estátuas. Ande com cuidado ao redor delas ou você se arrependerá! Uma vez que a armadilha tenha sido armada, ela não funcionará novamente até que se volte ao lugar. Aproveite esta oportunidade para passar em segurança.
Nossa Descrição: As estátuas são inimigos imóveis que não podem ser destruídas. Apenas ficam soltando bolas de fogo sempre na direção de Link (só podem ser defendidas pelo Escudo Mágico). Já os espinhos sempre se movem rapidamente no momento em que Link cruzar o seu caminho e algumas escadas podem estar debaixo delas...
CHEF

Aquamentus


AquamentusAquamentus
Descrição do manual: Este chefe em forma de dragão usa seus prejudiciais ataques a distância para matar aventureiros desafortunados.
Nossa Descrição: Com um Escudo Mágico, você poderá se defender das 3 bolas de fogo que ele lança. Se não tiver um, apenas preste atenção no primeiro ataque para ver que ele sempre ataca da mesma maneira. Atinja a cabeça seguidamente para matá-lo

Dodongo


DodongoDodongo
Descrição do manual: Esta besta tem uma pele como armadura que a proteje de ataques de espada.
Nossa Descrição: Eles apenas ficam andando pela sala sem nenhum ataque real. Ponha uma bomba na frente do caminho deles para que engulam e morram. São necessários duas bombas.

Manhandla


ManhandlaManhandla
Descrição do manual: Tome cuidado quando estiver por perto desta planta colossal comedora de homens. Ela se move mais rápido cada vez que ela perde uma flor.
Nossa Descrição: Grandes plantas com quatro folhas e que lançam bolas de fogo (que não podem ser defendidas por escudo algum) através de cada uma. Para matá-la é necessário destruir todas as folhas. Use uma Bomba bem colocada para que todas sejam destruídas de uma só vez. Se tiver poucas ou nenhuma bomba, ataque com a espada, mas lembrando-se que cada folha perdida aumenta a velocidade do nosso inimigo.

Gleeok


GleeokGleeok
Descrição do manual: Este enorme monstro com várias cabeças pode cuspir fogo a longas distâncias. Se você remover uma de suas cabeças, ele ainda irá atormentá-lo voando por aí.
Nossa Descrição: São muito parecidos com o Aquamentus mas, sempre imóveis. As bolas de fogo que eles lançam são indefensáveis, sendo que são lançadas contra Link em certos intervalos de tempo. Ataque e corra para evitá-las. Cada cabeça cortada sai voando pela sala, continuando a lançar bolas de fogos. Nada que um bom jogo de cintura e paciência não resolva.

Digdogger


DigdoggerDigdogger
Descrição do manual: Ouriços-do-mar gigantes. Apesar de seu tamanho, encolhem quando atacados. Mas cuidado! São bastante forte no ataque!
Nossa Descrição: São simples de se matar. Apenas toque a flauta para que ele encolha e depois distribua espadas. Infelizmente, nem tudo são flores. Quase sempre haverá outros inimigos como estátuas na sala para dificultar seu trabalho

Gohma


Gohma
Gohma
Descrição do manual: A casca dura deste enorme caranguejo dos calabouços pode resistir a qualquer explosão. Para derrotar este chefe, você deve usar uma arma especial para atingir seu ponto fraco.
Nossa Descrição: Bem, ele pode parecer um caraquejo nessa versão mas, ao longo do tempo, Gohmas foram ficando cada vez mais parecidos com aranhas, como no Zelda 5 (OoT) e primos visíveis dos Tektites. Evite as bolas de fogo e ataque apenas quando ele abrir o olho com o arco e flecha. Lembrando que as bolas de fogo são indefensáveis com ambos os escudos

Ganon


Ganon
Ganon
Descrição do manual: Link não é páreo para Ganon e seu poder. Todo golpe dado por Link será simplesmente desviado por Ganon. Mas, se Link puder usar a espada mágica e algum outro item, ele será capaz de derrotar o todo-poderoso Ganon. "Outro item?" Que item será?
Nossa Descrição: O último chefe! Use a combinação da Espada Mágica com as Flechas de Prata para derrotá-lo.
 MAPAS:
O design (ou layout) dos labirintos desse Zelda são baseados em formas ou animais. O da Quest 1 pode ser encontrado no próprio manual na página 34. Elas são: Eagle (Águia), Moon (Lua), Manji (símbolo oriental, não é igual ao dos nazistas), Snake (Cobra), Lizard (Lagarto), Dragon (Dragão), Demon (Demônio), Lion (Leão) e Death Mountain (Montanha da Morte).

Os da quest 2... bem, só os cinco primeiros tem forma definida, formando o nome Zelda. Quanto ao restante, temos que imaginar... sendo o último a "Cabeça de Ganon".

Zelda 1 Map

Quest 1 Quest 2


Mapa Principal

Mapa Principal

Level 1 - Eagle Level 1 - E

Level 2 - Moon Level 2 - A

Level 3 - Manji Level 3 - L

Level 4 - Snake Level 4 - D

Level 5 - Lizard Level 5 - Z

Level 6 - Dragon Level 6 - ??

Level 7 - Demon Level 7 - ??

Level 8 - Lion Level 8 - ??

Level 9 - Death Mountain Level 9 - ??
 HYRUEL COMPLETA

ITENS:


Espada de Madeira


Espada de Madeira
Nome original: Wooden Sword
Quest 1: Na primeira caverna do jogo
Quest 2: Na primeira caverna do jogo
Espada de Madeira
Descrição do Manual: Sua confiável espada se mostrará indispensável na sua batalha contra Ganon. Sua espada atual aparecerá na janela do Botão A no topo da tela. Para sacá-la, pressione o Botão A. Se sua espada acertar um inimigo, ele irá piscar momentaneamente e será jogado para trás. Há três tipos de espadas ao todo, cada uma mais forte que a outra.
Nossa Descrição: É a espada mais fraca do jogo e, conseqüentemente, torna os inimigos mais difíceis de se matar. Alguns monstros não podem ser destruídos por ela, como Zoras e Pols Voice.

Espada Branca


Espada Branca
Nome original: White Sword
Quest 1: Ax11, tela acima da cachoeira, no Mapa Principal. Necessário ter pelo menos 5 corações.
Quest 2: Igual à Quest 1
Espada Branca
Descrição do Manual: Igual a da Espada de Madeira.
Nossa Descrição: Espada média com o dobro de força da Espada de Madeira. Praticamente todos os inimigos podem ser mortos por ela (tirando os que requerem métodos especiais, como Digdoggers). Também, dizem pelo mundo a fora, que essa espada é a Master Sword dos outros Zeldas, mas a Nintendo nunca confirmou. Talvez... quem sabe...

Espada Mágica


Espada Mágica
Nome original: Magical Sword
Quest 1: Cx02, tela na porção nordeste do cemitério do Mapa Principal
Quest 2: Ax10, tela ao lado esquerdo da Espada Branca no Mapa Principal. Necessário ter pelo menos 10 corações.
Espada Mágica
Descrição do Manual: Igual a da Espada de Madeira.
Nossa Descrição: A espada mais forte do jogo e com o quádruplo de força da espada de madeira. Praticamente, todos os inimigos podem ser mortos por ela (tirando os que requerem métodos especiais, como Digdoggers).

Escudo de Madeira e Escudo Mágico


Escudo de Madeira e Escudo Mágico
Nome original: Wooden Shield & Magical Shield
Quest 1:
Escudo de Madeira: Você já começa com o escudo.
Escudo Mágico: Lojas no Mapa Principal.
Quest 2:
Escudo de Madeira: Você já começa com o escudo.
Escudo Mágico: Lojas no Mapa Principal.
Escudo de Madeira e Escudo MágicoEscudo de Madeira e Escudo Mágico
Descrição do Manual:
Escudo de Madeira: Você começa a sua aventura com um pequeno Escudo de Maderia. Use-o para se proteger de lanças ou pedras.
Escudo Mágico: O Escudo Mágico oferece uma proteção muito melhor que a do Escudo de Madeira. Além de ser capaz de bloquear tudo que o Escudo de Madeira pode, ele também pode bloquear magias de inimigos e o ataques de longa distância dos Zoras.
Nossa Descrição: O Escudo de Madeira só defende certos ataques, como os de inimigos de pequeno porte. Já o Escudo Mágico defende quase tudo, menos os projéteis de chefes.

Rupees


Rupees
Nome original: Rupees
Quest 1: Jogando, inimigos ou em lugares "secretos" (Ver mapa)
Quest 2: Igual à Quest 1 (Ver mapa)
Rupees
Descrição do Manual: Rupees são a moeda de Hyrule. Você irá frenqüentemente encontrá-las em baús ou em inimigos derrotados. Se você poupar Rupees suficientes, você pode comprar armas e itens de comerciantes. Fique de olho nas Rupees Azuis, elas valem cinco Rupees Amarelas! Você pode carregar até 255 Rupees. Você é quem decide como e quando você quer gastá-las.
Nossa Descrição: Ganhar dinheiro jogando é bastante arriscado, por isso recomenda-se procurá-las em lugares secretos. Mate sempre todos os inimigos da tela para conseguir Rupees.

Corações e Recipente de coração


Corações e Recipente de coração
Nome original: Hearts and Heart Container
Quest 1: Os corações podem ser obtidos matando inimigos e os Recipentes de Corações (não pedaço de corações pois isso equivale a um coração completo) só podem ser encontrados depois de matar o chefe do calabouço ou em locais secretos (Ver mapa).
Quest 2: Igual à Quest 1 (Ver mapa).
Descrição do Manual: Você começa sua aventura com apenas três corações. Procure por corações adicionais para aumentar o seu número de corações em seu medidor. Se você se machucar, um de seus corações vermelhos em seu medidor ficará branco. Procure por mais corações vermelhos para curar seus ferimentos. Se você vir uma fada, pegue-a rapidamente. Ela irá encher todos os seus corações.
Nossa Descrição: Hum... meio óbvia nossa descrição. Pegue-os antes que se arrependa. Quer um desafio? Zere apenas com três corações.

Chaves e Chaves Mágicas


Chaves e Chaves Mágicas
Nome original: Keys e Magic Keys
Quest 1:
Chaves: Matando todos os inimigos ou comprando em lojas.
Chave Mágica: Calabouço 8
Quest 2:
Chaves: Matando todos os inimigos ou comprando em lojas.
Chave Mágica: Calabouço 7
Chaves e Chaves Mágicas
Descrição do Manual: Muitos calabouços estão cheios de salas trancadas. A única maneira de atravessá-las é com uma chave. Procure baús e mate monstros para encontrar as chaves que você precisará. Chaves Mágicas são chaves especiais que podem ser usadas várias vezes para abrir portas trancadas
Nossa Descrição: Nunca compre chaves, é um gasto desnecessário. Sempre passe por todas as salas e mate todos os inimigos de um calabouço que você provavelmente não perderá nenhuma nem precisará comprá-las. Lembre-se de visitar passagens secretas e etc. Já a Chave Mágica é útil mas não necessária para zerar o jogo.

Escada


Escada
Nome original: Ladder
Quest 1: Calabouço 4
Quest 2: Calabouço 6
Escada
Descrição do Manual: Use a escada para atravessar pequenos buracos ou riachos que seriam impossíveis de se atravessar de outra maneira.
Nossa Descrição: Será muito útil para pegar um coração no mapa. Também servirá para pegar outra rota para a porção noroeste do mapa e fugir dos inimigos em calabouços.

Jangada


Jangada
Nome original: Raft
Quest 1: Calabouço 3
Quest 2: Calabouço 4
JangadaJangadaJangada
Descrição do Manual: Saia por uma doca e flutue na jangada para atravessar lagos e mares.
Nossa Descrição: A jangada o levará para o próximo calabouço e também para outro coração no mapa principal em ambas as Quests.

Mapa e bússola


Mapa e bússola
Nome original: Map e Compass
Quest 1: Podem ser obtido nos calabouços, matando todos os inimigos da sala ou jogado pela sala mesmo.
Quest 2: Podem ser obtido nos calabouços, matando todos os inimigos da sala ou jogado pela sala mesmo.
Descrição do Manual: Cada calabouço tem um mapa - procure por este documento crucial que fornece uma visão de todas as salas do labirinto inteiro. A bússola o levará ao fragmento da Triforce no calabouço.
Mapa e bússolaMapa e bússola
Nossa Descrição: Ambos serão seus guias, mas não confie muito neles... Nenhum dos dois apontam passagens secretas ou paredes que possam ser destruídas por bombas.

Carta a uma velhinha


Carta a uma velhinha
Nome original: Letter to little old lady
Quest 1: Ax15 do Mapa Principal
Quest 2: Bx02 do Mapa Principal
Carta a uma velhinha
Descrição do Manual: Equipe esta carta e mostre-a a uma velhinha que mora em uma caverna.
Nossa Descrição: A carta servirá para a compra da Água da Vida. A Carta deve ser um dos primeiros itens a ser obtido para que você não morra com facilidade.

Anéis azuis e vermelhos


Anéis azuis e vermelhos
Nome original: Blue and Red Rings
Quest 1:
Anel Azul: Loja Dx05 do Mapa Principal
Anel Vermelho: Calabouço 9
Quest 2:
Anel Azul: Loja Ax16 do Mapa Principal
Anel Vermelho: Calabouço 9
Descrição do Manual: O Anel Azul reduz pela metade todo o dano que você recebe de inimigos. O Anel Vermelho reduz o dano a um quarto.
Nossa Descrição: Ambos os anéis são vitais para que se possa zerar o jogo sem maiores problemas. Sem eles, você poderá morrer nos últimos calabouços em questão de segundos. É bom comprar o Anel Azul antes do terceiro ou quarto calabouço.

Bracelete do Poder


Bracelete do Poder
Nome original: Power Bracelet
Quest 1: Cx05 do Mapa Principal
Quest 2: Cx05 do Mapa Principal
Descrição do Manual: O forte Bracelete do Poder concede a você força sobre-humana, permitindo-o mover pedras gigantes sem esforço algum.
Bracelete do Poder
Nossa Descrição: Ele servirá para empurrar pedras no mapa principal (na Quest 1 para atalhos e, na Quest 2, para passagens secretas, além do que faz na Quest 1). Sempre tente mover todas as pedras do mapa principal quando tiver o Bracelete.

Relógio Mágico


Relógio Mágico
Nome original: Magical Clock
Quest 1: Aparece pela sala após matar inimigos. Não pode ser comprado.
Quest 2: Aparece pela sala após matar inimigos. Não pode ser comprado.
Descrição do Manual: Quando você pega um Relógio Mágico, os inimigos são congelados no tempo e ficam incapazes de mover-se ou contra-atacar. No entanto, ele só irá funcionar na tela em que você o pegou.
Relógio Mágico
Nossa Descrição: Útil quanto a sala está infestada de monstros. Inútil quando você já matou todos os inimigos da sala...

Bumerangue de Madeira e Bumerangue Mágico


Bumerangue de Madeira e Bumerangue Mágico
Nome original: Wooden Boomerang and Magical Boomerang
Quest 1:
Bumerangue de Madeira: Calabouço 1
Bumerangue Mágico: Calabouço 2
Quest 2:
Bumerangue de Madeira: Calabouço 2
Bumerangue Mágico: Calabouço 3
Bumerangue de Madeira e Bumerangue MágicoBumerangue de Madeira e Bumerangue Mágico
Descrição do Manual: Jogue o Bumerangue de Madeira para destruir inimigos fracos e paralisar outros. O Bumerangue Mágico voa ainda mais longe do que o seu equivalente de madeira.
Nossa Descrição: Sempre mantenha-o a mão e use-o para imobilizar a maioria dos inimigos, facilitando a sua vida dessa forma. O Bumerangue também pode matar Keeses e Zols.

Bomba


Bomba
Nome original: Bomb
Quest 1: Em lojas do Mapa Principal ou matando inimigos
Quest 2: Em lojas do Mapa Principal ou matando inimigos
Descrição do Manual: Bombas podem ser usadas para explodir inimigos e abrir passagens em paredes enfraquecidas. Cada pacote de bombas que você coleta contém quatro unidades de bombas. No começo de sua aventura, você só pode carregar até oito bombas, então use-as sabiamente!
Bomba
Nossa Descrição: Tanto pode ser usado como arma ou para abrir caminho. Use-a com cuidado no começo do jogo pois você poderá carregar apenas 8 bombas. No meio do jogo, haverá dois calabouços em ambas as Quests que aumentarão a sua capacidade de carregar mais bombas.

Arco, Flechas de madeira e Flechas de Prata


Arco, Flechas de madeira e Flechas de Prata
Nome original: Bow, Wooden Arrows and Silver Arrows
Quest 1:
Arco: Calabouço 1
Flecha de Prata: Calabouço 9
Quest 2:
Arco: Calabouço 5
Flecha de Prata Calabouço 9
Descrição do Manual: O Arco é uma arma letal de longo alcance. Para usá-lo, você precisará encontrar flechas. Cada flecha que você atira custa uma Rupee. Alguns inimigos só podem ser derrotados com o Arco.
Arco, Flechas de madeira e Flechas de PrataArco, Flechas de madeira e Flechas de PrataArco, Flechas de madeira e Flechas de Prata
Nossa Descrição: Não é muito comum o uso de flechas por nossa parte. Usamos apenas em Pols Voice e em Ganon, ou se não tivermos outra opção. Como foi dito acima, não é bom ficar usando flechas pois toda a sua fortuna em Rupees poderá desaparecer rapidinho...

Velas Azuis e Vermelhas


Velas Azuis e Vermelhas
Nome original: Blue and Red Candles
Quest 1:
Vela Azul: Loja em Dx05 do Mapa Principal
Vela Vermelha: Calabouço 7
Velas Azuis e Vermelhas
Quest 2:
Vela Azul:Loja em Ax16 do Mapa Principal
Vela Vermelha: Calabouço 7
Velas Azuis e Vermelhas
Descrição do Manual: Use velas para iluminar salas escuras dos calabouços. Velas Azuis iluminarão apenas uma vez por tela, mas Velas Vermelhas fornecerão luz por várias telas.
Nossa Descrição: Além de iluminar salas, as velas também servem para queimar árvores, revelando passagens secretas. Claro que você só deve procurar passagens secretas no mapa principal com a vela vermelha pois, a vela azul é bastante limitada (solta apenas uma chama por vez) e o irritará rápido.

Apito


Apito
Nome original: Whistle
Quest 1: Calabouço 5
Quest 2: Calabouço 2
Descrição do Manual: O misterioso apito tem poderes desconhecidos.
Apito
Nossa Descrição: Serve para ajudar a matar inimigos, atalho para calabouços já finalizados e revelar segredos em ambas as Quests. Não se engane! Na Quest 2, o Apito poderá encontrar segredos em qualquer lugar do mapa principal...

Comida


Comida
Nome original: Food
Quest 1: Lojas pelo Mapa Principal.
Quest 2: Lojas pelo Mapa Principal.
Descrição do Manual: Jogue comida para enganar inimigos gulosos e então os mate quando eles vierem comer. Comida não é efetiva contra todos os inimigos.
Comida
Nossa Descrição: Além de não funcionar com todos os inimigos, não é tão útil. Ande sempre com uma dessas iscas pois aparecerá inimigos em alguns calabouços que só o deixarão passar se lhes der a isca.

Água da Vida


Água da Vida
Nome original: Water of Life
Quest 1: Pode ser comprada com a velhinha pelo Mapa Principal após você ter obtido a Carta.
Quest 2: Pode ser comprada com a velhinha pelo Mapa Principal após você ter obtido a Carta.
Descrição do Manual: Beba a Água da Vida para recuperar totalmente sua saúde. Depois de uma utilização, o líquido mudará de vermelho para azul. Quando ele muda para azul, ele tem só mais uma utilização.
Água da VidaÁgua da Vida
Nossa Descrição: Se possível, sempre ande com uma vermelha, principalmente antes de entrar em calabouços. Se você tiver uma poção azul, poderá comprar outra para que formem uma vermelha

Cajado Mágico


Cajado Mágico
Nome original: Magical Rod
Quest 1:
Cajado Mágico: Calabouço 6
Livro de Magia: Calabouço 8
Quest 2:
Cajado Mágico: Calabouço 8
Livro de Magia: Calabouço 4
Descrição do Manual: Balance o Cajado Mágico para jogar magias poderosas em seus inimigos. Se você adquiriu o Livro de Magias, você pode lançar fogo do seu Cajado Mágico.
Nossa Descrição: É uma boa como arma quando não se está com a energia cheia para usar o Beam Attack. Mas nada que substitua a espada.
Cajado MágicoCajado Mágico

Fragamentos da Triforce


Fragamentos da Triforce
Nome original: Triforce Fragments
Quest 1: Pelos primeiros 8 calabouços
Quest 2: Pelos primeiras 8 calabouços
Descrição do Manual: Os corações de Link ficam vermelhos toda vez que ele acha um fragmento da Triforce escondido em um calabouço. Ele também voltará à entrada do calabouço. Os fragmentos da Triforce estão em um quadrado na sub-tela, no nível em que Link os tiver achado. Lembra-se do Apito? Pois, quando Link tiver obitdo o o último fragmento da Triforce, ele poderá entrar no nono calabouço usando o apito e chamando o rodamoinho.
Fragamentos da Triforce
Nossa Descrição: Objetivo principal do jogo, não? Cada fragmento fica depois do chefe do calabouço. Colete-os para salvar Zelda.

PS!
Pensei muito em publicar aqui um detonado deste game marcante, mais acho melhor os leitores do Nosltagicogames, tentarem quebrar mais um pouco a cabeça, estas dicas pra quem quer começar a jogar ja é de muito ajuda, mais depois penso se publico o detonado do Zelda mais dificil da HIstoria, Obs: primeira vez que falamos de algum jogo da franquia que mais gosto, esta prometido aqui que as demais tambem estarão dando as caras aqui. Feliz 2011 para todos!! Nada melhor que Zelda pra começar um ano né? faloras baby...

7 comentários:

Volte sempre para conferir as novidades! O bom não é ter amigos, o bom é explodir eles (Bomber Man)