segunda-feira, 9 de maio de 2011

Todas versões do clássico Prince of Persia!


Vou falar deste Clááááásico excepcional que infelizmente só tive o prazer de jogar na versão para o SNES e Game Boy color =/

Prince of Persia é o nome deste jogo que arrebatou gerações ao redor do globo!


Prince of Persia foi lançado originalmente para o Apple II em 1989. Um ano mais tarde foi portado para outros computadores pessoais, como o Amiga, o Amstrad CPC, Atari ST, e PC (DOS). O jogo foi lançado em 1991 para o PC Engine japonês, usando o formato CD-ROM. Em 1992, quando o mercado de consoles domésticos estava crescendo de forma constante, as versões para o Master System, Sega CD, TurboGrafx-CD (a versão americana do PC Engine), NES, Game Boy e foram lançadas, assim como uma versão melhorada com uma arte bem diferente para Macintosh. A versão  para Mega Drive veio em 1993 e a versão para o SNES foi lançado mais tarde, em 1995, com níveis adicionais que não estão presentes em qualquer outra versão. Outro port foi lançado para o Game Boy Color em 1999. versões em Java para dispositivos móveis apareceram no início dos anos 2000. Em Prince of Persia: The Sands of Time, a versão para Macintosh foi incluída como um bônus secreto.

Detalhes de algumas versões


O port de NES se parece muito com a versão para PC, embora algumas das salas tenham sido um pouco deslocadas, já que não cabiam completamente na tela. As versões para Game Boy e Game Boy Color são lembradas por terem as músicas terrivelmente distorcidas. Ambos esses ports da Nintendo foram realizados pela Virgin. O Master System e Game Gear tem versões com uma aparência muito melhor, embora haja uma chata transição entre as telas, e a animação parecer um pouco estranha.

As versões para PC Engine/TurboGrafx-CD e Sega CD  incorporaram cenas animadas, voz e trilha sonora com qualidade de CD. Ambas as versões do jogo tinha melhores gráficos que pareciam basear-se na versão para Macintosh, onde o principe tinha um turbante e roupas coloridas.

O port de Mega Drive também tinha gráficos e música de fundo melhorados, esta versão inclui mais quatro níveis originais e novos tipos de poções (algumas congelam o tempo, outras dão-lhe minutos adicionais para completar o jogo).
A versão SNES também é única, além de melhorias gráficas, o jogo tem vinte fases, em vez das treze do jogo original, e as fases antigas têm algumas salas extras ou rotas diferentes. Além disso, há batalhas que envolvem não apenas luta de espadas mas esquiva também. O jogador tem duas horas para resgatar a princesa (todas as outras versões são limitadas a uma hora). O prólogo também é diferente, mostrando o protagonista cortejando a Princesa, em seguida, sendo preso e espancado. A cena do protagonista sendo espancado está disponível apenas na versão japonesa do jogo, que foi censurada na versão americana e européia. A versão do SNES foi portada e desenvolvida pela NCS e publicada pela Konami nnos EUA e na Europa.
Em 2007, o jogo foi refeito e portado pela Gameloft. O remake, intitulado Prince of Persia Classic, foi lançado na Xbox Live Arcade, na PlayStation Network e para celulares. O jogo apresenta o mesmo level design das primeiras versões, mas com gráficos 3D, movimentação mais fluente, e a estética de Sands of Time. A jogabilidade e os controles foram ligeiramente ajustadas para incluir o salto na parede e um sistema de combate diferente. Novos modos de jogo também foram adicionados, como "Time Attack" e "Survival"

Comparação entre todas as versões do jogo:





Ta ai galera um dos clássicos dos game's que mais fez escola, quem teve o prazer de jogar alguma dessas versões relembrou concertesa de momentos mágicos! Estou aqui relembrando daqueles momentos em que o personagem chega quase caindo antes de um pulo! Era muito bom...
Quem não teve o prazer de joga-lo ta ai, olhe qual deles você vai mais com a cara, eu recomendo, é sem sombra de duvidas um grande jogo....