terça-feira, 26 de abril de 2011

Breath of Fire-historia

Breath of Fire

Breath of Fire(ブレスオブファイア, Buresu obu Faia) é uma série de jogos no estilo de Role- Playing Game, Console Style. Breath of Fire foi o primeiro título da empresa japonesa Capcom no gênero RPG. O início da série começou em 1993, com o primeiro jogo, Breath of Fire. Na época o jogo agradou aos críticos e conquistou seu lugar. Ainda nessa época, um ano depois, em 1994 a Capcom lançou outra versão do jogo, o Breath of Fire II. Em uma recente entrevista, Keiji Inafune, um dos responsáveis pelo setor de desenvolvimento da Capcom, disse que a Capcom pode não mais investir na série. Ele afirmou que as chances de surgir um novo título são muito baixas. Tudo indica que Breath of Fire V tenha sido o último título da série.

História

O jogo, apesar de ser enumerado, não segue uma ordem cronológica, tendo diferentes histórias em cada título. Apesar disso, um fator comum a toda a série é a presença de dois personagens, considerados os principais, que são Ryu e Nina. Todas as histórias no jogo têm como tema central Ryu. Trata-se de um rapaz que possui poderes de se transformar em dragões muito poderosos. Geralmente tem um papel decisivo nas histórias, sendo algo que o envolva de tal maneira que pode transformar o mundo fictício. Nina também se destaca porque é filha do rei de Winlan/Wyndia, um reino poderoso e respeitado do mundo de Breath of Fire.

Visão completa da saga

Geralmente o mundo fictício de Breath of Fire é composto por pessoas de diversas raças e culturas. Presença de minotauros, "homens-peixes"(geralmente mercadores), os wyndians, que se parecem com humanos normais, mas possuem asas de anjos. Há também a presença de seres humanos. Existem também "deuses". Isso e dito na cultura do mundo fictício de Breath of Fire desde sua primeira versão de jogo. Mas no Breath of Fire IV, surgiu uma nova história, que existiria um grupo especial. Onde entravam as entidades espirituais, compunham o grupo os dragões como Ryu e Fou-Lu, outros dragões e uma deusa comum no universo de Breath of Fire, Deis. Às cidades são de diversas formas arquitetônicas, variando de cidades portuárias, grandes cidades, cidades com base militar entre outras. Destaca-se a cidade de Wyndia, pois em todas as versões, se mostrou uma cidade muito exuberante. Algo que aflinge o povo no universo de Breath of Fire, são as poluições, relatadas no Breath of Fire IV e Breath of Fire III como Chrysm e Hex. Ocorreram e ocorriam enquanto a história corria, muitas guerras entre os reinos e algumas entre o Império e outros reinados. A visão tecnológica é conturbada. Apesar deles viverem em cidades como na Idade Média existem máquinas e robôs avançados. Os meios de transporte comum são os barcos, sandflier, uma espécie de barco que voa pelas areias(no Breath of Fire IV a história se passava muito em travessias por desertos onde seu uso era importantíssimo). A aparência do mundo fictício é muito bonita, apesar de algumas vezes aparecerem cidades com lixos, sucatas, grandes polos indústrias e etc. O jogo apresenta um aspecto crítico aos acontecimentos do mundo real.

Personagens

Veremos alguns personagens de alguns jogos da série:

Ryu, ou リュウ. É o personagem principal. Geralmente à história sempre se baseia nele, e o põe cheio de mistérios sobre ele mesmo. Ryu costuma ser um personagem "mudo", ou seja, não aparecem falas ou vozes, mas apenas pontinhos ou ele expressando-se por vídeo mas sem fala. Sua personalidade é difícil de dizer, mas é um rapaz que costuma ser misterioso, tímido, mas dotado de um coração nobre e uma coragem incrível. Possui um grande poder, mas nem sempre é capaz de suportar. Perde sua paciência e explode de raiva caso tentem algo contra às pessoas inocentes. Seu comportamento muda e ele perde o controle. Geralmente Nina o ajuda a se acalmar, como visto em Breath of Fire IV. Sua forma de dragão mais poderosa é chamada de Kaiser Dragon. É capaz de se transformar em vários tipos de dragões, variando os tipos à cada série.

Nina, ou ニーナ. É uma personagem protagonista da série, assim como Ryu. Carismática, bondosa, dona de uma beleza angelical, é uma grande coragem também, Nina se destaca não por ser filha do rei de Wyndia, mas sim pela sua inteligência em jornadas assim como sua coragem e sede de justiça. Segue seus pensamentos e não tolera obstáculos, como o que ocorreu em Breath of Fire III, quando Nina confrontou com sua própria mãe, a rainha e o seu pai, o rei, diante do castelo, e fugiu com Rei, onde juntos iriam ajudar Ryu na sua busca de conhecer Myria, a deusa do caos. Nina se destaca pois possui grande poder em suas magias elementais, sendo comum o uso do seu famoso Ciclone. Utiliza um báculo, e veste-se de rosa com roupas dignas de uma princesa, apesar disso, o design das roupas são muito bem trabalhados e lhe dão um realce na sua beleza. Nina já foi alvo de atentados. E sua família também, como sua irmã Elina em Breath of Fire IV, que foi usada pelo Império em experimentos estranhos para que ela pudesse chegar na imortalidade, sendo isso contra sua vontade. Dizem que como foi necessária um atuação de morte, no caso tiveram de matar Elina na história, críticos relatam o caso parecido à Eutanásia.

Deis, ou ディース. É uma personagem que tem por características ser uma entidade, mas provavelmente uma deusa. Mas em Breath of Fire IV, Deis se revelou como sendo do mesmo grupo de Ryu, mas que de acordo ,com a história, ao ser invocada pelo Império, seu corpo terreno não se converteu por completo, assim ela ficou sob forma de espírito. Em Breath of Fire III outro dilema entrou, quando Deis se referia à Myria como sendo sua "irmã". Deis não se apresenta como sendo um personagem principal, mas secundário. Ela muitas vezes ajudou Ryu. Apesar de ter um jeito mal-humorado e um tanto engraçado(aparece de forma de "garota birrenta", como é comum em animes e mangás japoneses). Apesar de sua maneira(muito insensata as vezes e impaciente), Deis mostra que tem um carinho especial pelas pessoas e outros seres. Como em Breath of Fire III, onde pode-se ver claramente seu alerta contra à chacina dos dragões, o povo denominado Brood, por isso seu carinho especial por Ryu neste episódio da série, na qual ela o chamava de "Little Dragon"(dragãozinho ou pequeno dragão).

Myria, ou Maria e Tyr. Ela é uma vilã do jogo. Myria nada mais é do que uma forma alternativa da deusa do caos. Ela enganou muitas nações(como visto em Breath Of Fire em Uruck Tapa)para que elas fossem contra os dragões, e também já colocou dragões contra dragões. Sua aparência é de uma "menina angelical", mas na verdade ela é uma entidade maléfica. Seus objetivos são o caos no mundo fictício. Mas seus planos sempre são estragados por Ryu e cia.

Ladon, ou "O Deus Dragão"(da tradução fiel japonesa). É um misterioso personagem da primeira saga do Breath of Fire. Onde aparecia na forma de uma estátua, que guardava seu jogo(literalmente salvava na fita seu progresso). Nesta hora, ele se manifestava e ficava da cor verde, pulsando. Aparece depois em outros lugares como no Monte Glauss em Breath of Fire III, ajudando os heróis que descansavam na montanha e em Breath of Fire IV, em um pequeno vilarejo de invocadores. Suas aparições em outras sagas as vezes são imperceptíveis aos jogadores, principalmente aos que nunca jogaram o primeiro título da série.

Um comentário:

  1. Joguei muito já na época do PS1. Junto do Wild ARMs I e II, os Breath of Fire III e IV eram alguns dos meus jogos favoritos.

    Post bacana.

    Abs,

    ResponderExcluir

Volte sempre para conferir as novidades! O bom não é ter amigos, o bom é explodir eles (Bomber Man)